
ODONTOLOGIA PREVENTIVA
O que é odontologia preventiva?
A odontologia preventiva tem por principal objetivo manter o paciente em condição de saúde bucal adequada, para ficar livre de doenças. Existem vários procedimentos e abordagens que podem ser realizados, que serão selecionados após uma criteriosa avaliação.
Além da raspagem e profilaxia, um dos procedimentos mais conhecidos na prevenção, que visa a remoção dos tártaros promovendo dentes livres de placa e tártaro (placa mineralizada), também utilizo de outros mecanismos para tentar manter uma adequada saúde bucal, especialmente de orientações personalizadas para manter a saúde bucal em dia.
Porque é tão importante?
É por meio destas orientações que você irá saber qual escova de dente é a mais adequada para seu uso diário, quais as características desejáveis para você saber escolher ela, quais as técnicas que se pode usar para higienizar os dentes, como passar o fio dental, utilizar limpador de língua pra ajudar a prevenir halitose, etc.
Aplicação de selante
A aplicação de selante é outra opção de abordagem preventiva; nossos dentes tem uma anatomia onde a superfície da mastigação possui depressões e fissuras, que podem facilmente acumular bactérias e biofilme, aumentando o risco de formação da cárie.
O selante dentário é um procedimento onde eu irei selar essas regiões anatômicas do dente com uma fina película de resina mais fluida, própria para essa finalidade, com coloração estética, podendo ser branco ou da cor do dente.
Normalmente o procedimento é feito logo após o nascimento dos dentes permanentes, em crianças. Mas é um procedimento que pode ser realizado em adolescentes e adultos, em situações onde os sulcos do dente são muito profundos dentre outros fatores a serem analisados. O diagnóstico, a necessidade e qual melhor época para se fazer essa abordagem será prescrista após verificar diversos fatores, como risco de cárie, higienização, anatomia dental, entre outros, tendo uma indicação personalizada de caso para caso.
Verniz Fluoretado
O verniz fluoretado é outro procedimento da odontologia preventiva, realizado para reduzir o risco de carie, é um gel fluoretado, de alta concentração de flúor, 22.600ppm - NaF 5%, que possui alta aderência, endurece ao contato com a saliva de forma instantânea, formando uma película, e que deve ser aplicado de 6 em 6 meses ou de acordo com a avaliação personalizada do risco de cárie.
A indicação é feita após avaliar o risco de cárie, a anatomia dental e seu aspecto. Normalmente pode ser aplicada em indivíduos que possuem um alto número de dentes cariados/obturados bem como em situações em que houve desmineralização e coloração alterada da superfície dentária. Também tem indicação preventiva em pacientes que usam aparelho ortodôntico.
Além da abordagem preventiva, o verniz fluoretado também pode ser utilizada no tratamento de sensibilidade dentária.
Aplicação de Flúor
A aplicação tópica de flúor é outra abordagem preventiva muito importante. É um procedimento totalmente indolor, realizado de 6 em 6 meses, que pode ser indicado tanto em crianças até idosos, na qual é feita a aplicação de um gel na superfície de todos os dentes. Após essa aplicação o paciente ficar um tempo sem ingerir alimentos e líquidos para que ocorra total absorção do produto .
O flúor um mineral na forma de gel que ajuda na prevenção da cárie e na redução da velocidade da doença já instalada, bem como na remineralização dos dentes, podendo também auxiliar na redução da sensibilidade dentária. Mesmo sendo um produto de fácil manuseio, deve ser feita sob recomendação do profissional dentista e pelo mesmo, pois o uso errado do produto, seja em quantidade ou em frequência, podem gerar fluorose (manchas).